O que significa ser Batista?

Em minha experiência, um aspecto infeliz dos batistas é que nem sempre somos grandes em incutir nos frequentadores cotidianos da igreja os valores centrais do cristianismo batista e como ele difere de outras denominações protestantes.

Eu cresci num ambiente batista do Sul, servi como missionário no exterior, e ainda até o seminário, a única coisa concreta que eu podia dizer sobre minha identidade batista era que nós preferíamos mergulhar a aspergir.

Além disso, muito do que eu pensava ser "uma coisa batista" não era universalmente verdadeiro para os batistas, mas mais particular para a minha igreja de infância e sua cultura.

Por exemplo, uma vez pensei que todos os batistas (ou pelo menos os fiéis) acreditavam que o consumo de álcool era pecaminoso. Você pode imaginar minha confusão quando o pastor da igreja argentina que frequentei durante meu serviço missionário me presenteou com uma garrafa de vinho argentino!

Isto se torna ainda mais difícil pelo fato de que existem inúmeros tipos de igrejas batistas: Batistas do Sul, Batistas Americanos, Batistas Missionários, Batistas Fundamentalistas Independentes... a lista continua e continua.

As diferentes crenças teológicas e culturais entre esses tipos de igrejas são quase tão diversas quanto o próprio cristianismo. Entre em qualquer igreja batista em um domingo e há muitas poucas apostas seguras sobre o que você poderá ouvir ensinado, quem está na liderança, ou em que tipo de adoração você participará.

Dito isto, aqui estão algumas crenças fundamentais sobre as quais a fé batista foi fundada, coisas que teoricamente, aderimos em todas as subcategorias batistas.


1. O sacerdócio de todos os crentes

Enquanto muitas denominações protestantes defendem a ideia de que todos os crentes têm acesso direto a Deus, os batistas baseiam grande parte da identidade batista em torno desta proclamação. Acreditamos que através da obra redentora mediadora de Jesus, todas as pessoas podem ter acesso à presença de Deus e que nenhuma está mais qualificada para comungar com Deus do que outras.

Esta crença tem implicações muito importantes para o papel do clero e da ordenação nos círculos batistas. Os pastores ordenados não estão mais próximos de Deus do que seus paroquianos e, portanto, não são os únicos administradores da comunhão ou mesmo do Batismo.

Embora seja prática comum em muitas igrejas que o pastor preside a comunhão ou o batismo, a doutrina batista não exige isso para que a observância seja legítima. Por esta razão, podemos ter comunhão em nossos lares durante a adoração remota na pandemia.

Com Jesus sozinho como nosso mediador para Deus, a ordenação não concede acesso especial a Deus ou privilégios especiais, mas representa um compromisso de pastoreio e cuidado com o povo de Deus.

Esta doutrina é fundamental para uma identidade batista e tem levado a um desgosto geral entre os batistas pela hierarquia ou burocracia dentro da igreja, o que nos leva à nossa próxima crença batista.


2. Autoridade congregacional

Autoridade Congregacional significa que a congregação local tem o direito de liderar a si mesma, de se comportar e de se definir. Não há nenhum Papa Batista que os conduza a todos.

Isto explica por que há tanta variação entre as igrejas que se autodenominam batistas. Explica também por que as congregações batistas contratam seus próprios ministros, em oposição aos nossos irmãos metodistas que têm seus pastores designados por seus bispos e conferências regionais.

Cabe à congregação decidir sobre seus próprios estatutos, definir quem toma as decisões e como essas decisões são tomadas. Na maioria das vezes isso significa que os batistas acreditam na votação. Nós votamos em quem contratar. Votamos para aprovar o orçamento. Votamos em mudanças grandes e pequenas e o voto de um pastor conta o mesmo que a nova pessoa que acabou de entrar na igreja na semana passada.

Seja dentro de um comitê ou entre toda a congregação, os batistas adoram votar; entretanto, tendemos a ter opiniões fortes sobre o papel do governo no que diz respeito à nossa fé. O que nos leva a...


3. Liberdade religiosa

Uma fé batista está firmemente plantada em uma crença fundamental na liberdade religiosa. Isto significa que acreditamos firmemente na separação entre a igreja e o Estado. Por um lado, isto significa que geralmente não gostamos que nosso pastor nos diga em qual candidato político devemos votar.

Por outro lado, também não gostamos da interferência do governo nas atividades religiosas e acreditamos que todas as pessoas devem ser capazes de adorar e observar sua religião na medida em que ela não infrinja os direitos dos outros. Somos contra uma igreja estatal ou qualquer lei que restrinja as práticas religiosas de qualquer grupo de pessoas, sejam elas cristãs ou alguma outra religião.

Muitas vezes o conceito de Liberdade Religiosa é distorcido ou codificado para significar "primazia cristã". Ele é usado para empurrar a oração cristã em espaços públicos ou a colocação dos Dez Mandamentos em escritórios do governo federal ou local.

Embora estes sejam importantes para nossa fé cristã, os batistas devem entender que estas instâncias são na verdade o oposto da Liberdade Religiosa, que respeita as liberdades das pessoas de todas as religiões de praticar sua fé sem interferência do governo.

De acordo com este valor central, os batistas devem reconhecer que nosso direito de praticar livremente nossa fé cristã está ligado ao direito dos muçulmanos de praticar sua fé, ou o direito dos budistas, ou o direito dos ateus de não praticar de forma alguma.

Quando buscamos o primado cristão, casamos os interesses do Estado com os da igreja (que nunca correu bem no curso da história cristã) e corremos o risco de distorcer os valores de nossa fé a serviço de uma agenda política.

Isto não quer dizer que nossa fé não tenha impacto na forma como votamos. Muitas questões políticas são também questões morais que são informadas e moldadas por nossa fé.

Nossos pastores e líderes oferecem valiosa sabedoria sobre como os ensinamentos de Jesus e toda a Escritura podem ser aplicados a todos os aspectos de nossas vidas, e a política não pode e não deve ser compartimentada. Mas é para o bem de todos que criamos uma sociedade na qual a prática fiel - qualquer prática fiel - pode florescer.